Defesa Civil instala kit de transposição na Estrada Arataca

Nova passagem ocupará o lugar de uma velha ponte de madeira

A Defesa Civil do Estado iniciou nesta quinta-feira (23) a instalação do kit de transposição sobre o rio Águas Vermelhas na Estrada Arataca. O trabalho consiste na colocação de módulos de concreto pré-moldado que farão a função de uma ponte interligando os bairros São Marcos e Vila Nova.

A nova passagem ocupará o lugar de uma velha ponte de madeira. A primeira etapa do trabalho foi a construção das cabeceiras em concreto pela Divisão de Obras da Secretaria de Infraestrutura e Subprefeituras das Regiões Oeste e Sudoeste. O nível da ponte foi elevado em função do histórico de enchentes naquele ponto do rio.

A segunda etapa, realizada agora, foi executada pela Defesa Civil Estadual com cinco módulos de 15 metros de comprimento, cada um pesando 13 toneladas. A passagem terá 6,25 metros de largura.

Instalado o kit, caberá às Subprefeituras e Secretaria de Infraestrutura fazer o aterro final das cabeceiras para justificar o leito da estrada com a nova ponte.

Na fase de preparação da estrutura que recebeu os módulos foram realizadas a contenção das cabeceiras, galerias de 3,5 metros dos dois lados e estrutura de pilares e vigas. Segundo os engenheiros da Secretaria de Infraestrutura, o vão de passagem do rio, assim como a altura da ponte, foram dimensionados por meio de cálculos para os próximos 50 anos.

O kit da Defesa Civil com 15 metros de cumprimento é o maior de todo Estado e o quinto instalado em Joinville. Os anteriores foram na Estrada da Fazenda, rua dos Portugueses, Estrada do Rio do Júlio e Estrada do Morro.

Um novo kit deve ser instalado nos próximos meses na Estrada Quiriri sobre o rio do Júlio.

Outras Fotos