Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS)


Esta página contém informações sobre a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) do Município de Joinville (SC).

Nela, você encontra endereços, telefones e explicações sobre os serviços oferecidos pela Secretaria. Clique nos links abaixo ou role a página para ver as informações.



 

Missão, visão e valores


 

Missão

Executar a Política Nacional de Assistência Social no Município de Joinville, garantindo o acesso aos direitos socioassistenciais, por meio de serviços, programas, projetos e benefícios para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.


Visão

Ser referência no Estado de Santa Catarina na consolidação da Política de Assistência Social atingindo a excelência na oferta dos serviços sócio-assistenciais, contribuindo para a cidadania e a progressiva emancipação da população.


Valores

Ética
Responsabilidade
Respeito
Transparência
Qualidade

Voltar ao topo



Vídeo institucional



Voltar ao topo



Funções da Secretaria de Assistência Social


O acesso e a defesa dos direitos básicos de cada cidadão são garantidos pela atuação da Secretaria de Assistência Social em Joinville. O órgão é responsável por operacionalizar a política de assistência social, por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A secretaria tem como um de seus principais objetivos garantir o exercício da cidadania e a progressiva emancipação das famílias e usuários atendidos.

No município, a Secretaria de Assistência Social conta com 401 servidores, que atendem uma média de 15 mil pessoas por mês.

Para o atendimento e acesso aos serviços, o usuário é cadastrado no cadúnico. Este instrumento do governo federal permite conhecer a realidade socioeconômica de famílias de baixa renda. Atualmente, aproximadamente 24 mil famílias possuem o cadastro em Joinville. Podem se inscrever famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou com renda familiar mensal de até três salários mínimos.

A partir do processo de cadastramento, o usuário pode ter acesso a diversos benefícios e serviços, de acordo com critérios pré estabelecidos, como a tarifa social de água e energia, cursos profissionalizantes, telefonia popular, a carteirinha do idoso e o programa bolsa família.

A principal porta de entrada para a assistência social são os Centros de Referência de Assistência Social, os CRAS. Estas unidades são responsáveis pela execução de ações de proteção e prevenção das situações de vulnerabilidade e risco social. Joinville conta com seis unidades de CRAS nos bairros Adhemar Garcia, Comasa, Jardim Paraíso, Morro do Meio, Paranaguamirim e Aventureiro. Aproximadamente cinco mil famílias estão referenciadas em cada território e participam das ações relacionadas ao atendimento e acompanhamento, orientações, oficinas, cursos e encaminhamentos a benefícios.

As famílias que não se encontram em território de abrangência de CRAS podem acessar os serviços na sede da Secretaria de Assistência Social. O Serviço de Referência de Proteção Básica desenvolve ações como o atendimento social e o fornecimento de documentos de identificação.

A Proteção Social básica também oferece aos idosos, que não residem em território de CRAS, atendimento no Centro de Convivência do Idoso. Esta unidade atua na prevenção a situações de risco social e vulnerabilidade, oferecendo uma série de cursos e atividades que fomentam o desenvolvimento das áreas psicossocial, educativa, cultural e de lazer.

Para os jovens, os programas Eco Cidadão e Pelotão Mirim oportunizam aprendizado e fortalecimento de vínculos. O Eco Cidadão estimula a formação de uma consciência cidadã em sintonia com questões ambientais e o mundo do trabalho. Já o Pelotão Mirim assegura proteção e cuidados necessários para o bem estar do jovem, levando em consideração seu desenvolvimento pessoal, bem como o conhecimento de seus direitos e deveres.

Na Proteção Social Especial são atendidas pessoas em situação de risco, cujos direitos tenham sido ameaçados ou violados. A principal unidade de atendimento neste caso é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, os CREAS. Joinville conta com três unidades de CREAS, nas quais os usuários recebem orientação, apoio, acompanhamento com assistentes sociais, pedagogos e psicólogos, e recebem orientações para a promoção dos direitos. Outros serviços realizam atendimentos específicos destinados a pessoas com deficiência, idosos e suas famílias e a jovens que cumprem medidas socioeducativas no município.

No Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua, o Centro POP, este público específico é atendido com ações voltadas para o desenvolvimento social, na perspectiva do fortalecimento de vínculos pessoais e comunitários.

Além destes serviços, a Secretaria de Assistência Social também possui o Serviço de Acolhimento que atende crianças e adolescentes afastados da família de origem, devido a risco pessoal ou social. As unidades de acolhimento da assistência social responsáveis por esta atividade são o Abrigo Infanto Juvenil e o Programa Famílias Acolhedoras. Já as mulheres vítimas de violência com risco de morte são atendidas pela Casa Abrigo Viva Rosa.

A atuação da Secretaria também concentra seus esforços no fortalecimento de vínculos e geração de renda. No Centro Público de Atendimento ao Trabalhador estão concentradas ações de atendimento, orientação e resgate da pessoa em situação de risco social. No serviço, são disponibilizadas ações de qualificação profissional e atividades relacionadas ao fomento e a geração de renda.

A Assistência Social desenvolve ainda um trabalho em conjunto com os conselhos deliberativos e fiscalizadores das políticas públicas do município. Estes conselhos acompanham e avaliam serviços, programas e benefícios prestados pela rede socioassistencial.


Voltar ao topo



Serviços oferecidos


1. Proteção Social Básica

Desenvolve serviços, programas, projetos, benefícios e ações de Proteção Social Básica, prevenindo situações de vulnerabilidade e risco social, apresentadas por indivíduos, grupos e famílias, por meio dos serguintes serviços:

  • CRAS Adhemar Garcia
  • CRAS Aventureiro
  • CRAS Comasa
  • CRAS Jardim Paraíso
  • CRAS Morro do Meio
  • CRAS Paranaguamirim
  • Centro de Convivência do Idoso – CCI
  • Serviço de Referência da Proteção Básica - SRPB
  • Serviço de Atendimento a Pessoa com Deficiência – PCD
  • Serviço de Identificação Social
  • Programa Eco-cidadão
  • Programa Pelotão Mirim
  • ASSIM – Assistência Social Itinerante Municipal


2. Proteção Social Especial

Presta atendimento às famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, cujos direitos tenham sido ameaçados ou violados, por meio dos seguintes serviços:


2.1 Média Complexidade

  • CREAS Norte
  • CREAS Bucarein
  • CREAS Floresta
  • Serviço de Proteção Social para Pessoas com Deficiência, Idosos(as) e suas Famílias
  • Serviço de Proteção Social a Adolescente em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC)
  • Centro POP – Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua

2.2 Alta Complexidade

  • Famílias Acolhedoras
  • Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes “Abrigo Infanto Juvenil”
  • Serviço de Acolhimento Institucional para Mulheres “Casa Abrigo Viva Rosa”


3. Geração de Renda

Busca criar oportunidades para a emancipação, preferencialmente de pessoas em situação de exclusão social, através da qualificação profissional e inclusão produtiva, por meio dos seguintes serviços:

  • Serviço de Preparação e Formação Profissional - SPFP
  • Serviço de Incentivo às Organizações Produtivas e Área de Gestão e Inclusão Produtiva – SIOP
  • Serviço de Gestão e Inclusão Produtiva

4. Segurança Alimentar

Abrange serviços que buscam a qualidade de vida através de uma alimentação adequada e saudável, por meio dos seguintes serviços:

  • Restaurante Popular – Unidade Herbert José de Souza (fechado para reforma e modernização)
  • Restaurante Popular – Unidade Zilda Arns
  • Programa de Aquisição de Alimentos – PAA

5. Casa dos Conselhos

Agrega os Conselhos Municipais ligados à Assistência Social, que discutem e acompanham ações e políticas públicas nas áreas listadas abaixo:

  • CMAS – Conselho Municipal da Assistência Social
  • CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
  • COMDE – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
  • COMDI – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
  • COMSEAN – Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
  • CMDM – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Voltar ao topo



Telefones e endereços


Secretaria de Assistência Social (sede)
Av. Procópio Gomes,749 – Bucarein
Fone: (47) 3802-3700
Horário de atendimento ao público: 8 às 14 horas


CRAS ADHEMAR GARCIA– Centro de Referência de Assistência Social Adhemar Garcia
Rua Antenor Douat Baptista, s/nº, esquina com rua José Clara de Oliveira – Adhemar Garcia
Fone: (47) 3438-3636
Horário de atendimento: 8 às 17 horas


CRAS COMASA – Centro de Referência de Assistência Social Comasa
Rua Maracujá, 620 – Comasa
Fone: (47) 3422-3483
Horário de atendimento: 8 às 17 horas


CRAS JARDIM PARAÍSO – Centro de Referência de Assistência Social Jardim Paraíso
Rua Crater, s/nº – Jardim Paraíso
Fone: (47) 3427-2980
Horário de atendimento: 8 às 17 horas


CRAS MORRO DO MEIO – Centro de Referência de Assistência Social Morro do Meio
Rua do Campo, 664 – Morro do Meio
Fone: (47) 3454-9092
Horário de atendimento: 8 às 17 horas


CRAS PARANAGUAMIRIM – Centro de Referência de Assistência Social Paranaguamirim
Rua João Luiz Miranda Coutinho, 845 – Paranaguamirim
Fone: (47) 3438-8065
Horário de atendimento: 8 às 17 horas


CRAS AVENTUREIRO – Centro de Referência de Assistência Social Aventureiro
Rua Theonesto Westrupp, s/nº esquina com a rua Jequié – Aventureiro
Fone: (47) 3437-7359
Horário de atendimento: 8 às 17 horas


Centro de Convivência do Idoso (CCI)
Rua República da China s/nº. (ao lado n°300) – Floresta
Fone: (47) 3454-4074
Horário de atendimento: 8 às 17 horas


Restaurante Popular I "Herbert de Souza"
Rua Urussanga, 442 – Bucarein
Horário de atendimento: 8 às 14 horas


Restaurante Popular II "Zilda Arns"
Av. Alvino Hansen, nº 65 – Adhemar Garcia
Horário de atendimento: 8 às 14 horas


Unidade de Gestão e Fomento a Geração de Renda
Rua Abdon Batista, 342 – Centro
Fone: (47) 3433-7359
Horário de atendimento: 8 às 17 horas


CREAS NORTE – Centro de Referência Especializado de Assistência Social Norte
Rua Almirante Tamandaré, 222 – América
Fone: (47) 3445-0851
Horário de atendimento: 8 às 18 horas


CREAS BUCAREIN – Centro de Referência Especializado de Assistência Social Bucarein
Av. Procópio Gomes, 830 – Bucarein
Fone: (47) 3422-6925
Horário de atendimento: 8 às 18 horas


CREAS FLORESTA – Centro de Referência Especializado de Assistência Social Floresta
Rua República da China, 92 – Floresta
Fone: (47) 3429-9956
Horário de atendimento: 8 às 18 horas


CENTRO POP – Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua
Rua Urussanga, 1180 – Bucarein
Fone: (47) 3433-3341
Horário de atendimento: 8 às 18 horas

 

Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora
Rua Virginia Ferreira Gomes, 277, Floresta
Fone: (47) 3434-5718
Horário de atendimento: 8 às 17 horas


Serviço de Acolhimento Institucional para Mulheres “Casa Abrigo Viva Rosa”
Endereço sigiloso por motivo de segurança das abrigadas.
Fone: (47) 3434-5718
Horário de atendimento: 8 às 17 horas


Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes "Abrigo Infanto Juvenil"
Rua Tenente Narciza Pereira de Almeida, 616 – Boehmerwald
Fone: (47) 3422-9316
Horário de atendimento: 8 às 18 horas


Casa dos Conselhos
Rua Afonso Penna, 840 – Bucarein
Fone: (47) 3433-8659
Horário de atendimento: 8 às 14 horas


Voltar ao topo

 

Publicações

Livro 

Um Retrato dos Trabalhadores de Material Reciclável de Joinville/SC

Publicado em 2015, o livro é um diagnóstico da situação dos trabalhadores de materiais recicláveis de Joinville/SC. O trabalho se baseou em pesquisa com 601 catadores do município e serve de base para ações futuras de melhorias e qualificação das atividades exercidas por estes trabalhadores.

 

 

 



Secretário

Vagner Ferreira de Oliveira

Advogado na área jurídica/política, Vagner Ferreira Oliveira tem 27 anos.  É  presidente do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) de Joinville e secretário do partido em nível estadual. 

Voltar ao topo