Secretaria de Integração e Desenvolvimento Econômico

Atribuições

Promove o desenvolvimento econômico sustentável com a elaboração de políticas públicas que estimulem a criação de um ambiente favorável à atração e fortalecimento de empreendimentos geradores de emprego e renda no Município de Joinville, bem como a integração entre Joinville e outras cidades ou países.

Telefones e endereço

Palacete Niemeyer - Rua Luiz Niemeyer, 54 - Centro - CEP 89201-060 - Joinville - SC - Brasil
Horário de atendimento: das 8 às 18 horas, de segundas a sextas-feiras

Secretário

Danilo Conti

Danilo Conti é natural de Joinville. Formado em Desenvolvimento de Sistemas de Internet, foi presidente do Núcleo Jovem da Associação Empresarial de Joinville (Acij). Na carreira profissional, montou uma agência de marketing e tecnologia.

Conti também é diretor de Tecnologia do Conselho Estadual de Jovem Empreendedor.  Danilo Conti assumiu o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico no dia 23 de junho de 2015.

Acumula também o cargo de Diretor Presidente da Fundação Municipal Albano Schmidt - FUNDAMAS

PROGRAMAS

Programa Cidades Irmãs
A Secretaria de Integração e Desenvolvimento Econômico coordena o programa Cidades Irmãs, criado com o objetivo de buscar a cooperação para promover projetos de interesse mútuo e fortalecer o vínculo de amizade entre as cidades. Com o projeto, podem ser estreitados os laços de cooperação cultural, tecnológica, entre outros.
O primeiro acordo foi assinado em 1979, com a cidade alemã de Langenhagen. Em 2001 veio a cidade francesa de Joinville-le-Pont, e em seguida Chesapeake, nos Estados Unidos, em 2002. No mesmo ano, a cidade de Spisská Nová Ves, na Eslováquia. A chinesa Zhengzhou veio em 2003, e por último o Cantão de Schaffhausen, na Suíça, em 2007.

Programa Pró-Empresa
O Programa de Desenvolvimento da Empresa Joinvilense (Pró-Empresa) é regulamentado pela Lei Complementar nº 365/2011, e se destina a incentivar o desenvolvimento econômico e sustentável do município de Joinville. Serão incentivadas empresas de interesse público, geradoras de emprego e renda e que implementem ações com vistas à recuperação, proteção, conservação e manutenção do meio ambiente.
As empresas que se enquadrarem no programa receberão incentivos e benefícios de acordo com critérios exigidos na lei, mediante prévia demonstração de interesse público e das condições de instalação. O interesse público se caracteriza pela instalação do empreendimento em área pré-definida territorialmente pelo Município de Joinville, que, na indicação dos locais, observará o planejamento estratégico do uso do território e as diretrizes para o desenvolvimento social e econômico, levando em consideração a dimensão ambiental.

COMCITI
Criado pela lei nº 7.190/12, o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Joinville, COMCITI, objetiva formular, propor, avaliar e fiscalizar ações e políticas públicas de desenvolvimento técnico-científico, a partir de iniciativas governamentais ou em parceria com agentes privados, sempre preservando o interesse público, tendo a inovação como fator primordial para desenvolvimento de Joinville. Além disso, também se objetiva a promover a geração, difusão e democratização do conhecimento, das informações e novas técnicas, e incentivar a introdução e adaptação, à realidade local, de técnicas já existentes; contribuir na política científica, tecnológica e inovadora a ser implementada pela Administração Pública Municipal, visando à qualificação dos produtos e serviços municipais; sugerir políticas de captação e alocação de recursos para suas respectivas finalidades e fiscalizar e avaliar o correto uso destes recursos.
O Conselho é constituído por 25 membros, em sua maioria vinculados à comunidade científica e à sociedade civil organizada, e com mandatos renováveis a cada dois anos. Também a cada dois anos, o COMCITI promoverá a Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, a fim de estudar e avaliar ações na área da ciência e tecnologia, tanto na esfera pública como na esfera privada. Também são realizados o Fórum de Inovação de Joinville e Região, e o Prêmio de Inovação de Joinville.

CEPAT

DOWNLOADS